quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

conexões

Dial-up
Conexão por linha comutada ou dial up (as vezes apelidada de Banda estreita em alusão a conexão Banda larga), é um tipo de acesso à Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefónica para se ligar a um nó de uma rede de computadores do provedor de Internet (ISP, do inglês Internet Service Provider). A partir desse momento, o ISP encarrega-se de fazer o roteamento para a Internet ou à outras redes de serviço, como as antigas BBS. O dial-up geralmente usa os protocolos PPP e TCP/IP.
Banda larga
O termo banda larga pode apresentar diferentes significados em diferentes contextos. A recomendação I.113 do setor de Padronização da UIT define banda larga como a capacidade de transmissão que é superior àquela da primária do ISDN a 1.5 ou 2 Megabits por segundo. O Brasil ainda não tem uma regulamentação que indique qual é a velocidade mínima para uma conexão ser considerada de banda larga. A Colômbia estabeleceu uma velocidade mínima de 512kbps e os Estados Unidos de 200kbps. O significado já sofreu várias modificações conforme o tempo. Inicialmente, banda larga era o nome usado para definir qualquer conexão à internet acima da velocidade padrão dos modems analógicos (56 Kbps). Usando linhas analógicas convencionais, a velocidade máxima de conexão é de 56 Kbps. Para obter velocidade acima desta tem-se obrigatoriamente de optar por uma outra maneira de conexão do computador com o provedor. Atualmente existem inúmeras soluções no mercado. O termo pode ser usado como oposição à Banda estreita ou Banda base.
Wi-Fi
Hoje, muitas operadoras de telefonia estão investindo pesado no Wi-Fi, para ganhos empresariais. Hotspot Wi-Fi existe para estabelecer ponto de acesso para conexão à internet. O ponto de acesso transmite o sinal sem fios numa pequena distância, geralmente de até 100 metros, mas se a rede for do padrão IEEE 802.11n a distância pode chegar até 300 metros. Quando um periférico que permite "Wi-Fi", como um Pocket PC, encontra um hotspot, o periférico pode na mesma hora conectar-se à rede sem fio. Muitos hotspots estão localizados em lugares que são acessíveis ao público, como aeroportos, cafés, hotéis e livrarias. Muitas casas e escritórios também têm redes "Wi-Fi". Enquanto alguns hotspots são gratuitos, a maioria das redes públicas é suportada por Provedores de Serviços de Internet (Internet Service Provider - ISPs) que cobram uma taxa dos usuários para se conectarem.

Uso da Internet no mundo

A língua dominante da comunicação na Internet é o inglês. Isto talvez seja o resultado das origens da Internet, assim como o papel do inglês como língua franca. Além disso, isso também talvez esteja relacionado às grandes limitações dos primeiros computadores, que foram fabricados na maior parte nos Estados Unidos, que não compreendem outros caracteres que não pertencem àqueles do alfabeto latino usados pelo inglês. Por comparação, as línguas mais usadas na World Wide Web são o inglês (28,6%), o chinês (20,3%), espanhol (8,2%), japonês (5,9%), francês (4,6%), português (4,6%), alemão (4,1%), árabe (2,6%), russo (2,4%) e coreano (2,3%). Por região, 41% dos usuários de Internet do mundo estão na Ásia, 25% na Europa, 16% na América do Norte, 11% na América Latina e Caribe, 3% na África, 3% no Oriente Médio e 1% na Austrália. As tecnologias da Internet se desenvolveram suficientemente nos anos recentes, especialmente no uso do Unicode. Com isso, a facilidade está disponível para o desenvolvimento e a comunicação de softwares para as línguas mais usadas. No entanto, ainda existem alguns erros de incompatibilidade de caracteres, conhecidos como mojibake (a exibição incorreta de caracteres de línguas estrangeiras, conhecido também como kryakozyabry).

Crime na Internet

Os crimes mais usuais na rede incluem o envio de e-mails com falsos pedidos de atualização de dados bancários e senhas, conhecidos como phishing. Da mesma forma, e-mails prometendo falsos prêmios também são práticas onde o internauta é induzido a enviar dinheiro ou dados pessoais. Também há o envio de arquivos anexados contaminados com vírus de computador. Em 2004, os prejuízos com perdas on-line causadas por fraudes virtuais foram de 80% em relações às perdas por razões diversas. Como meio de comunicação, a rede também pode ser usada na facilitação de atos ilícitos, como difamação e a apologia ao crime, e no comércio de itens e serviços ilícitos ou derivados de atos ilícitos, como o tráfico de entorpecentes e a divulgação de fotos pornográficas de menores

Compartilhamento de arquivos

Um arquivo de computador pode ser compartilhado por diversas pessoas através da Internet. Pode ser carregado num servidor Web ou disponibilizado num servidor FTP, caracterizando um único local de fonte para o conteúdo. Também pode ser compartilhado numa rede P2P. Nesse caso, o acesso é controlado por autenticação, e uma vez disponibilizado, o arquivo é distribuído por várias máquinas, constituindo várias fontes para um mesmo arquivo. Mesmo que o autor original do arquivo já não o disponibilize, outras pessoas da rede que já obtiveram o arquivo podem disponibilizá-lo. A partir do momento que a midia é publicada, perde-se o controle sobre ela. Os compartilhadores de arquivo através de redes descentralizadas como o P2P são constantemente alvo de críticas devido a sua utilização como meio de pirataria digital: com o famoso caso Napster. Tais redes evoluiram com o tempo para uma maior descentralização, o que acaba por significar uma maior obscuridade em relação ao conteúdo que está trafegando. Estas simples características da Internet, sobre uma base mundial, estão mudando a produção, venda e a distribuição de qualquer coisa que pode ser reduzida a um arquivo de computador para a sua transmissão. Isto inclui todas as formas de publicações impressas, produtos de software, notícias, música, vídeos, fotografias, gráficos e outras artes digitais. Tal processo, vem causando mudanças dramáticas nas estratégias de mercado e distribuição de todas as empresas que controlavam a produção e a distribuição desses produtos.

Tipos de conexão

Os meios de acesso direto à Internet são a conexão dial-up, a banda larga (em cabos coaxiais, fibras ópticas ou cabos metálicos), Wi-Fi,satélites e telefones celulares com tecnologia 3G. Há ainda aqueles locais onde o acesso é provido por uma instituição ou empresa e o usuário se conecta à rede destas que provêm então acesso a Internet. Entre esse locais, encontram-se aqueles públicos com computadores para acesso à Internet, como centros comunitários, centros de inclusão digital, bibliotecas e cyber cafés, além de pontos de acesso à Internet, como aeroportos e outros. Alguns desses locais limitam o uso por usuário a breves períodos de tempo. Para nomear estes locais, vários termos são usados, como "terminal de acesso público", "quiosques de acesso a Internet", "LAN houses" ou ainda "telefones públicos com acesso à Internet". Muitos hotéis também têm pontos públicos de conexão à Internet, embora na maior parte dos casos, é necessário pagar pelos momentos de acesso. Existem, ainda, locais de acesso à Internet sem fio (Wi-Fi), onde usuários precisam trazer seus próprios aparelhos dotados de tecnologia Wi-Fi, como laptops ou PDAs. Estes serviços de acesso a redes sem fio podem estar confinados a um edifício, uma loja ou restaurante, a um campus ou parque inteiro, ou mesmo cobrir toda uma cidade. Eles podem ser gratuitos para todos, livres somente para clientes, ou pagos. Iniciativas grassroots levaram à formação de redes de comunidades sem fio. Serviços comerciais Wi-Fi já estão cobrindo grandes áreas de cidades, como Londres, Viena, Toronto, San Francisco, Filadélfia, Chicago e Pittsburgh. A Internet pode ser acessada nessas cidades em parques ou mesmo nas ruas.[10] À parte do Wi-Fi, há experimentos com redes móveis sem fio, como o Ricochet, além de vários serviços de dados de alta velocidade em redes de telefones celulares. Telefones celulares de última geração, como o smartphone, geralmente vêm com acesso à Internet através da própria rede do telefone. Navegadores web, como o Opera, estão disponíveis nestes aparelhos portáteis, que podem também rodar uma grande variedade de outros softwares especialmente desenvolvidos para a Internet. Existem mais telefones celulares com acesso à Internet do que computadores pessoais, embora a Internet nos telefones não seja grandemente usada. Os provedores de acesso a Internet e a matriz de protocolo, no caso dos telefones celulares, diferenciam-se dos métodos normais de acesso.

Operadoras de serviços Internet na cidade de Jijoca de Jericoacoara.

Na cidade de Jijoca tem uma grande variação de operadores de internet, veja quais são elas.
Essa é a Cyber Info sua central de atendimento fica na cidade de Cruz-CE. Seus serviços são utilizadas na Jijoca e em Jericoacoara.
Essa é Net Onda sua central de atendimento fica na cidade de Jijoca de Jericoacoara-CE. Seus serviços são utilizados na Jijoca e em Jericoacoara.
Vivo 3G sua central de atendimento fica na cidade de Jijoca de Jericoacoara-CE. Seus serviços são utilizados na Jijoca e em Jericoacoara.
Sua central de atendimento fica na cidade de Fortaleza-CE. sua central de atendimento fica na cidade de Cruz-CE. Seus serviços são utilizados na Jijoca e em Jericoacoara. na maioria em Lan House.
Claro 3G sua central de atendimento fica na cidade de Fortaleza-CE. Sua central de atendimento fica na cidade de Cruz-CE. Seus serviços são utilizados somente em Jericoacoara.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Aprenda a medir a velocidade da sua internet.

Nível: Básico Aplicativo necessário: SpeedTest, RJNET-Velocímetro ou Speed.io Número de passos: 9 A banda larga está cada vez mais difundida no país e, com isso, nos acostumamos ao acesso rápido de qualquer lugar. Hoje, a definição de uma boa internet, é uma conexão rápida que viabiliza a realização de múltiplas tarefas. Então, você já se perguntou se a velocidade de internet que você contrata da sua prestadora de serviços está de acordo com a que é disponibilizada a você? É possível medir facilmente a velocidade da sua conexão e tirar essa preocupação da cabeça. O blog É TIPO INTERNET separou para você três formas simples de testar a velocidade da sua internet. Veja só:
SpeedTest
Passo 1. Entre no site do SpeedTest (www.speedtest.net/); Passo 2. Selecione a região que você se encontra; Passo 3. Espere o velocímetro medir a sua velocidade, enquanto o download ocorre no medidor ao lado. Sua velocidade de download aparecerá no lado esquerdo da tela junto ao Ping;
RJNET - Velocímetro
Passo 4. Entre no site do RJNET (www.rjnet.com.br/1velocimetro.php); Passo 5. Clique no ícone de Iniciar Teste, no canto inferior direito da imagem; Passo 6. Em seguida, o site te dará o resultado do seu teste com a velocidade média registrada as estatísticas e qualidade da sua conexão;
Speed.io
Passo 7. Entre no site do Speed.io (www.speed.io/index_en.html); Passo 8. Clique no botão Start Speedtest. Aguarde o carregamento dos dados; Passo 9. O site te dará suas informações como velocidade de download, upload, conexões e Ping.

sábado, 3 de dezembro de 2011

COMUNICADO.

Atenção. Este grupo com o nome É TIPO INTERNET? do projeto MATEMÁTICA EM TODO CANTO realizado nas turmas terceiros anos da E.E.M JOSÉ TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE comunica que todos os trabalhos realizados, em situação finaceira foram pagos pelos os proprios integrantes do grupo É TIPO INTERNET? sem nenhuma ajuda de patrocinadores.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Blog É TIPO INTERNET ? no seu celular.

Agora você pode acessar o nosso blog diretamente do seu celular, é só digitar projetoetipointernet.blogspot.com

Video

Este vídeo - modesto - para mostrar algum dos leques de opções que os professores têm a disposição na internet e tb para motivá-los a utilizar tais ferramentas.

Apresentação do perfil na internet.

Pequeno Trecho da apresentação do grupo É TIPO INTENERT ?

YouTube

YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal, um famoso site da Internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos. O YouTube utiliza o formato Adobe Flash para disponibilizar o conteúdo. É o mais popular site do tipo (com mais de 50% do mercado em 2006) devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (exceto materiais protegidos por copyright, apesar deste material ser encontrado em abundância no sistema). Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site. Possivelmente interessado em expandir o mercado de publicidade de vídeos através de seu AdSense e também em se consolidar como um dos maiores serviços de Internet do mundo, foi anunciada em 9 de Outubro de 2006 a compra do YouTube pelo Google, pela quantia de US$1,65 bilhão em ações. O resultado desta aquisição pode unificar o serviço com o Google Video.

MSN e Windows Live

MSN (derivado de The Microsoft Network) é um portal e uma rede de serviços oferecidos pela Microsoft em suas estratégias envolvendo tecnologias de Internet. O logotipo representa uma borboleta, que "captura a imaginação e a liberdade" de conversar no MSN. O The Microsoft Network foi inicialmente concebido para ser uma grande BBS (ou serviço online) em 1994 para os usuários do Windows 95. Contrariando a grande tendência da época, Bill Gates afirmava que a Internet era apenas uma "moda passageira" e que os grandes serviços online eram o futuro das conexões caseiras entre computadores pessoais, devido ao grande sucesso que era a America Online e a Compuserve. Entretanto, a baixa demanda fez com que o MSN - assim como os demais serviços online da época - se convertesse em uma provedora de acesso à Internet distribuindo conteúdo exclusivo para os assinantes. A partir de 1997, o conteúdo começou a ser gradualmente aberto a todos os assinantes.
Windows Live é o nome de um conjunto de serviços e softwares da Microsoft. A maioria desses serviços consiste em aplicações na Web, acessadas a partir de um navegador, mas também existem serviços que dependem de softwares que precisam ser instalados no computador. Existem três grupos básicos destes serviços: informação, conexão e proteção. No "Ad Planner Top 1000 Sites", que registra os sites mais acessados do mundo, através do mecanismo de busca do Google, divulgado em junho de 2010, o Live.com aparece como 3º colocado, com 370 milhões de visitas e um alcance global de 24% registrados no mês de abril, atrás apenas do site de relacionamentos Facebook e do Yahoo!

Blusa do projeto Matemática em Todo Canto

Internet - bom ou ruim?

A internet foi um ótimo advento na vida de todos. Sem duvida. Foi uma enorme revolução tecnológica. Foi um grande sinal de desenvolvimento mundial. Com ela pode-se notar que o mundo pode estar todo unido ao mesmo tempo, em varias partes (se não todas) do mundo. Isso é excelente sem duvida. Mas cuidado, vamos utilizar da internet o que devemos utilizar não se esqueça que ai fora tem a sua vida te esperando, só esperando para você fazer suas coisas pessoais, ter seus momentos e fazer sua própria historia. Faça pesquisas, aprenda, leia bastante, se divirta, conte e escute muitas e muitas piadas, pois isso é muito relaxante, e é disso que precisamos, todo dia, para recarregarmos nossas baterias (gastas a toda hora). Quando você se sentar na frente do PC, se esqueça do resto, mas também, quando sair dele, se esqueça dele. Conheça gente, se comunique, fale cante dance (atualmente ate isso é possível) pela internet. Jogue jogos com seus amigos, namore, aprenda línguas novas. Use a internet como sua amiga, e a seu favor, para fazer tudo de bom para você. Saiba encontrar os sites certos, para não perder tempo na internet, para fazer só coisas boas (úteis ou não). Nem sempre coisas inúteis são ruins, elas podem ser muito boas, relaxantes e tranquilizadoras. Só depende de seu modo de ver. A internet é uma dessas coisas, nas quais você pode fazer muitas e muitas coisas e tem uma imensidão pela frente. Você tem simplesmente que escolher o que fazer e fazê-lo, não desperdiçar tempo com coisas irritantes ou chatas. O bom é se divertir mesmo, nisso todos concordam plenamente. Bom mesmo é descansar. Encontre sites legais e vá periodicamente a eles, para ver se encontra aquelas matérias legais que só nele tem. Se divirta com a internet, e ela será uma ótima aliada para você. Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/4837-internet-bom-ou-ruim/

Facebook já tem metade dos usuários do Orkut

Rede social de Zuckerberg já tem 17 milhões de usuários contra 32 milhões do Orkut; site cresceu 45% em dois mese
SÃO PAULO - O Facebook já possui mais da metade do número de usuários de seu concorrente Orkut, no Brasil. De acordo com números divulgados pela comScore ao jornal O Estado de S.Paulo, a rede social criada por Mark Zuckerberg atingiu 17,92 milhões de usuários únicos durante o mês de fevereiro no país. No mesmo período, o Orkut contou com 32,41 unique visitors. De acordo com a empresa, o Facebook terminou 2010 com 12,3 milhões de visitantes no Brasil, o que aponta um crescimento de 45,5% em apenas dois meses. Ainda segundo a consultoria, o Brasil teria 46,23 milhões de usuários ativos. Em entrevista à INFO realizada em agosto do ano passado, o diretor internacional de crescimento do Facebook, Javier Olivan, disse que o site dobrava de tamanho no Brasil a cada seis meses ou menos. Na ocasião, o Facebook contava com 6 milhões de usuários. Caso o ritmo seja mantido, o Facebook pode superar o Orkut no Brasil já no segundo semestre deste ano. Atualmente, o Facebook está contratando funcionários para seu escritório no Brasil. Ainda de acordo com a comScore, nos últimos seis meses, o Orkut cresceu 2,85%. Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/internet/facebook-ja-tem-metade-dos-usuarios-do-orkut-31032011-12.shl

76% dos brasileiros tem Orkut

Brasil tem de 13 milhões de usuários no Facebook e está em 12º lugar em ranking, diz pesquisa.

RIO - Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela empresa de marketing digital iCrossing revela o número de usuários de Facebook em 20 países. Liderando a lista está os EUA com mais de 150 milhões de internautas conectados à rede social, seguido da Indonésia com distantes 35 milhões. O Brasil segue em 12º lugar na lista, com apenas de 13 milhões de cadastros no site, que totaliza mais de 500 milhões de usuários. Fonte: http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/04/06/brasil-tem-de-13-milhoes-de-usuarios-no-facebook-esta-em-12-lugar-em-ranking-diz-pesquisa-924177276.asp

Twitter já tem 200 milhões de usuários

Na conferência em Guardian Activate en New York, Katie Stanton, vice-presidente de estratégia internacional do Twitter, disse que o serviço já tem mais de 200 milhões de usuários registrados. Ele também afirmou que mais de 70% do tráfego do site vem de fora dos Estados Unidos, e que 25% de todos os tweets originários do Japão. Isso contribui para o anúncio da empresa no mês passado, quando disse que cada dia adicionam meio milhão de usuários no site. Mas quantos desses 200 milhões de usuários ainda usam o Twitter? Um estudo independente realizado pela Business Insider diz que tem 56 milhões de usuários ativos, indicando que um usuário ativo é aquele que segue pelo menos 8 pessoas. Usuários ativos ou não, feliz 200 milhões, Twitter!. Fonte: http://www.fayerwayer.com.br/2011/05/twitter-ja-tem-200-milhoes-de-usuarios/

Internet no Brasil tem mais de 18 milhões de usuários ativos

Mas base total de usuários ativos se mantém na casa dos 33,1 milhões O número de usuários residenciais ativos de internet no País (aqueles que acessaram a rede mundial de computadores pelo menos uma vez no mês) ultrapassou 18 milhões de pessoas em junho. Essa é a primeira vez que se atinge tal patamar desde setembro de 2000, quando passaram a ser feitas medições de internet, informa pesquisa o Ibope/NetRating. O número é 0,6% maior do que o verificado em maio. O total de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (casa, trabalho, escolas, universidades e outros locais) manteve-se em 33,1 milhões. Segundo a pesquisa divulgada nesta semana, o Brasil continua a ter o maior tempo médio de navegação residencial por internauta, com 22hs e 26min, 17 minutos ou 1,2% menos tempo do que em maio. O crescimento anual de horas navegadas é de 9,2%. Completam a lista dos cinco países com maior tempo por pessoa a França (19h34min), os Estados Unidos (19h05min) e Austrália e Japão (17h55min). Também foi assinalada na pesquisa que as categorias com melhor desempenho por número de usuários em junho, comparando com maio, foram: “Automotivo”, com crescimento de 7,6%, atingindo 2,9 milhões de internautas, “Viagens e Turismo”, com 4,3% de aumento, com visita de 4,7 milhões de pessoas, além de “Notícias e Informações” (crescimento de 4,2%, com 12 milhões de usuários únicos). Por tempo de uso, “Família e Estilo de Vida” foi a categoria com maior crescimento no período, 14,5%, com tempo médio por pessoa atingindo 40 minutos no mês. Outro ponto importante mostrado pelo estudo foi de que enquanto a internet residencial cresceu 34,7% no último ano, algumas categorias cresceram muito mais: “Automotivo” (73,4% a mais de usuários em relação a junho de 2006), “Casa e Moda” (62%), “Viagens e Turismo” (53,3%), “Notícias e Informação” (49,2%) e “e-Commerce” (41,8%). Por tempo de uso, as melhores performances no período foram: “Família e Estilo de Vida”, com 27% mais tempo por pessoa em junho de 2007 sobre o mesmo período do ano passado e “Educação e Carreira”, com 22,7% mais tempo. Fonte: http://www.citrus7.com.br/2007/07/24/internet-no-brasil-tem-mais-de-18-milhoes-de-usuarios-ativos/

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Facebook

Facebook é uma rede social lançada em 4 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, ex-estudantes da Universidade Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade Harvard. Ela foi expandida ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), à Universidade de Boston, ao Boston College e a todas as escolas Ivy League dentro de dois meses. Muitas universidades individuais foram adicionadas no ano seguinte. Eventualmente, pessoas com endereços de e-mail de universidades (por exemplo, .edu, .ac.uk) ao redor do mundo eram eleitas para ingressar na rede. Em 27 de fevereiro de 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes secundaristas e algumas empresas. Desde 11 de setembro de 2006, apenas usuários com 13 anos de idade ou mais podem ingressar. Os usuários podem se juntar em uma ou mais redes, como um colégio, um local de trabalho ou uma região geográfica. O website possui 750 milhões de utilizadores, a posição do Facebook no ranking de tráfego de visitantes do Alexa, subiu do 60º lugar para 7º lugar. É ainda o maior site de fotografias dos Estados Unidos, com mais de 60 milhões de novas fotos publicadas por semana, ultrapassando inclusive sites voltados à fotografia, como o Flickr. No Ad Planner Top 1000 Sites, que registra os sites mais acessados do mundo, através do mecanismo de busca do Google, divulgado em fevereiro de 2011, o Facebook aparece como 1º colocado, com 590 milhões de visitas e um alcance global de 38,1%. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Facebook

Orkut

O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google. O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil foi à rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários em janeiro de 2008. Até ser ultrapassado pelo líder mundial, o Facebook. Na Índia é o segundo mais visitado. A sede do Orkut era na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o Orkut será operado no Brasil pelo Google Brasil devido à grande quantidade de usuários brasileiros e ao crescimento dos assuntos legais. Apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut). Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Orkut

Google

Google é uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo ADWORDS. A empresa foi fundada por Larry Page e Sergey Brin, muitas vezes apelidados de "Google Guys", enquanto os dois estavam frequentando a Universidade Stanford como estudantes de doutoramento. Foi fundada como uma empresa privada em 4 de setembro de 1998 e sua oferta pública inicial foi realizada em 19 de agosto de 2004. A missão declarada da empresa desde o início foi "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil" e o slogan da empresa foi inventado pelo engenheiro Paul Buchheit, é “Don't be evil” em inglês e “Não seja mau” em português. 2006, a empresa mudou-se para sua atual sede, em Mountain View, Condado de Santa Clara no estado da Califórnia. O Google é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers ao redor do mundo e processa mais de um bilhão de solicitações de pesquisa e vinte peta bytes de dados gerados por usuários todos os dias. O rápido crescimento do Google desde sua incorporação culminou em uma cadeia de outros produtos, aquisições e parcerias que vão além do núcleo inicial como motor de buscas. A empresa oferece softwares de produtividade online, como o software de e-mail Gmail, e ferramentas de redes sociais, incluindo o Orkut, o Google+ e o descontinuado Google Buzz. Os produtos do Google se estendem à área de trabalho, com aplicativos como o navegador Google Chrome, o programa de organização de edição de fotografias Picasa e o aplicativo de mensagens instantâneas Google Talk. Notavelmente, o Google também lidera o desenvolvimento do sistema operacional móvel para smartphones Android, usado em celulares como o Nexus One e a Motorola Droid. O Alexa classifica o Google como o website mais visitado do mundo. O Google também foi classificado pela revista Fortune como o quarto melhor lugar do mundo para se trabalhar[21] e como a marca mais poderosa no mundo pela BrandZ. A posição dominante no mercado dos serviços do Google levou a críticas da sociedade sobre assuntos como privacidade, direitos autorais e censura. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Google

Rede social.

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."
Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. "Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações."
As redes sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter), redes profissionais (LinkedIn), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividades, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
As redes sociais têm adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela autogeração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social

O que é Internet ?

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.
De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhões de pessoas tinham acesso à Internet em junho de 2010, o que representa 28,7% da população mundial. Segundo a pesquisa, a Europa detinha quase 420 milhões de usuários, mais da metade da população. Mais de 60% da população da Oceania tem o acesso à Internet, mas esse percentual é reduzido para 6,8% na África. Na América Latina e Caribe, um pouco mais de 200 milhões de pessoas têm acesso à Internet (de acordo com dados de junho de 2010), sendo que quase 76 milhões são brasileiros.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet